Imperatriz ganha novos espaços para a prática esportiva

Ainda sem previsão de entrega, a Praça da Juventude vai sendo moldada aos poucos.

Correio Popular

06/11/2012 10:59:35

 

O gigante adormecido do esporte, Complexo Barjonas Lobão, passa por reformas desde o segundo semestre de 2012 para ser transformado na Praça da Juventude. O antigo centro esportivo, popularmente conhecido como Fiqueninho, estava parado há mais de 10 anos por falta de estrutura adequada, agora está totalmente demolido. Além dele, outro polo esportivo também passou por reformas. A Praça Mané Garrincha ganhou novas pistas para a prática dos esportes radicais. 

Ainda sem previsão de entrega, a Praça da Juventude vai sendo moldada aos poucos. Do antigo Barjonas Lobão nada restou, mas no seu auge foi palco dos principais eventos esportivos de Imperatriz. No ginásio Fiqueninho aconteciam disputas de futsal, basquete, vôlei e handebol, enquanto o resto do Complexo Barjonas Lobão tinha áreas para a prática de outras modalidades, como o atletismo e a caminhada. João Neto, 14 anos, nunca conheceu o complexo em bom estado. Ele afirma que frequentava o Barjonas Lobão para jogar bola com os amigos. “Moro aqui na Nova Imperatriz, e apesar de estar todo quebrado, e até mesmo perigoso por causa do mato, era o mais próximo que a gente tinha de um local para jogar”. João revela que está ansioso para ver a Praça da Juventude pronta. “A gente sonha em ter, finalmente, um lugar bom para praticar esporte”.

Ao findar as obras, a Praça da Juventude deverá devolver os dias de glória do antigo Barjonas Lobão. A reforma é uma vitória para o esporte de Imperatriz, segundo José Hércio de Sousa, superintendente da Secretaria de Esporte e Lazer. “Para Imperatriz é um grande investimento que vai beneficiar muita gente, porque Imperatriz é a cidade do esporte, é a segunda cidade do estado com participação nos jogos. Nós abrilhantamos os Jogos Escolares Maranhenses, sem a nossa participação não seria a mesma coisa”.

Os recursos para a construção vêm do Governo Federal, que já repassou 30% da verba total, o que possibilitou o início da construção de duas quadras poliesportivas (uma coberta e outra não) e de uma piscina olímpica com dimensões de 50m de comprimento, 25m de largura e dois de profundidade. “Na medida do possível a obra vai sendo realizada, e mais tarde será entregue à população”, afirma o superintendente. O projeto prevê ainda um campo para futebol society, uma pista de caminha, além de uma pista de skate. 

A Praça da Juventude será um local para toda a comunidade, e não apenas para os atletas, segundo José Hércio. “Não será um local apenas para a prática de esporte, mas também para a saúde preventiva com a caminhada e a própria piscina. Hoje, muita gente não pratica o esporte de autorrendimento (preparando-se fisicamente para determinada modalidade esportiva), pratica como atividade física mesmo”.

Por Hyana Reis



notícias | vídeos | cobertura | quem somos |

Júpiter Telecomunicações © (Copyright 1997-2017) Todos os direitos reservados
Imperatriz / MA - Rua Simplício Moreira 1485, Centro
Fone/Fax: (99) 3529-3131 - E-mail: sac@jupiter.com.br
Produced by Rafael Correia Paz

E-mail: sac@jupiter.com.br
Cnpj: 01.625.636/0001-91