Censo religioso da Guarda Municipal com respostas irônicas circula nas redes

extra

extra

12/08/2017 08:14:21

Uma cópia do censo religioso promovido pela Guarda Municipal do Rio entre seus agentes está circulando nas redes sociais com "respostas atravessadas" para as perguntas da pesquisa.

Para o primeiro item, que pergunta se o guarda professa alguma religião, a resposta impressa é "não é da sua conta, o estado é laico". Já quando a pesquisa dá as opções “católica”, “evangélica” e “espírita” como religião, a opção que está na cópia é a religião "do bem".

A reprodução ainda ironiza uma das questões da pesquisa: "religião não se frequenta... se tem! Aprenda a formular perguntas!".

Nesta sexta-feira, o deputado Átila Nunes (PMDB) disse que vai ingressar com uma nova representação no Ministério Público pedindo o afastamento da comandante da Guarda, a inspetora Tatiana Mendes. Segundo ele, a motivação para o pedido vem da denúncia de agentes que afirmam que "Tatiana (que é assumidamente evangélica) promove proselitismo religioso dentro da corporação".

Entenda o caso

A Guarda Municipal publicou, em seu boletim interno, no último dia 2, uma medida polêmica, convocando o efetivo a informar, por formulário, sua religião. Além de responder sobre a fé que professa, o servidor ainda deve fornecer seu nome e matrícula. Cerca de 7.500 agentes estão sendo chamados a responder o questionário.

A corporação alegou que tomou a iniciativa porque planeja construir uma capelania, um espaço ecumênico para prestar assistência religiosa, espiritual e social a guardas municipais. No questionário, os agentes são apresentados às seguintes opções religiosas: “católica”, “evangélica” e “espírita”. Há um espaço em que ele deve informar a unidade na qual está lotado.

De acordo com a Guarda Municipal, o censo tem como objetivo “aferir o perfil religioso” da instituição.



notícias | vídeos | cobertura | quem somos |

Júpiter Telecomunicações © (Copyright 1997-2017) Todos os direitos reservados
Imperatriz / MA - Rua Simplício Moreira 1485, Centro
Fone/Fax: (99) 3529-3131 - E-mail: sac@jupiter.com.br
Produced by Rafael Correia Paz

E-mail: sac@jupiter.com.br
Cnpj: 01.625.636/0001-91