Logo jupiter
vem ser jupiter

Aqui é ULTRAVELOCIDADE!

Conheça e escolha o melhor plano de internet da região
icones
14 JUN 2024

Internet via satélite ou fibra óptica: qual a melhor?

“O que oferece mais benefícios: internet via satélite ou fibra óptica?” Respondemos a essa pergunta neste guia. Aproveite as dicas e faça a melhor escolha!

Capa
TECNOLOGIA4 MIN DE LEITURA

Escolher entre internet via satélite ou fibra óptica pode parecer uma tarefa complicada em um mundo cada vez mais conectado. 

Com diversas opções disponíveis no mercado, compreender as diferenças essenciais entre estas duas tecnologias é fundamental para tomar uma decisão informada sobre qual tipo de conexão é o mais adequado às necessidades e circunstâncias individuais. 

Neste conteúdo, vamos explorar algumas considerações básicas que destacam o contraste entre esses dois métodos de navegação na web, abrindo caminho para uma discussão mais aprofundada sobre o tema. 

Então, vamos juntos descobrir qual pode ser a melhor opção para você: internet via satélite ou fibra óptica.

Boa leitura!

Aproveite para conferir também: 

Internet via satélite ou fibra óptica: entenda as diferenças

Internet fibra óptica

A internet de fibra óptica é formada por cabos contendo filamentos finíssimos de vidro ou plástico.

E como funciona a internet de fibra óptica?

Os cabos compostos por filamentos de vidro ou plástico conduzem luz com eficiência e rapidez espetaculares. 

Dessa forma, esse tipo de tecnologia permite que dados sejam transferidos em velocidades que parecem desafiar o próprio tempo, tornando-a a preferida nas regiões urbanas e suburbanas.

Internet via satélite

Já a internet via satélite é uma forma de conexão que utiliza satélites orbitais para transmitir dados diretamente para uma antena instalada na residência do usuário.

Internet via satélite: como ela funciona?

A conexão via satélite depende de uma comunicação tripla entre um dispositivo no solo, um satélite no espaço e uma estação terrestre. 

O sinal viaja desse trio, resultando numa cobertura que pode alcançar diversas localidades. 

Agora, qual é melhor: internet via satélite ou fibra óptica?

Sem dúvida alguma, a fibra óptica se destaca, frequentemente, em análises comparativas. Por quê? Bem, abaixo, estão algumas das razões que justificam a preferência de muitos internautas pela fibra óptica.

Confira:

Alta velocidade

Com relação à velocidade, poucas conexões podem competir com a fibra óptica. Ela é capaz de atingir velocidades de gigabits, um feito que a internet via satélite costuma não alcançar. 

Para tarefas que exigem uma transferência intensiva de dados, como streaming de vídeo em 4K ou jogos on-line, a fibra óptica é imbatível.

criança jogando online com internet via satélite ou fibra óptica

Estabilidade de conexão

As condições meteorológicas e a infraestrutura física podem impactar a internet via satélite, causando interrupções. 

Por outro lado, a fibra óptica é menos suscetível a interferências, tendo uma estabilidade de conexão superior, o que é fundamental para empresas e usuários que dependem de uma ligação ininterrupta.

Fácil instalação

Contrariamente ao que se possa pensar, a instalação de fibra óptica se tornou cada vez mais simplificada, com técnicos especializados capazes de equipar um lar ou negócio rapidamente. 

Embora a instalação via satélite também não seja complicada, vale destacar que ela exige a montagem de uma antena, o que pode não ser viável em todas as situações.

Transmissão de qualidade

A qualidade de transmissão é outra área onde a fibra óptica brilha, especialmente relevante para quem trabalha com videoconferências e uploads frequentes de conteúdo pesado. 

A latência – ou seja, o tempo de resposta da rede – é significativamente menor na fibra óptica, o que facilita comunicação e jogos on-line.

Procurando provedor de internet em São Pedro da Água Branca? Conte com a Júpiter Internet e tenha o melhor!

atendente recebendo pagamento virtual via internet via satélite ou fibra óptica

Custo-benefício

Embora a fibra óptica possa ter um custo inicial um pouco mais alto, seu custo-benefício é vantajoso a longo prazo. 

Ela oferece maior velocidade e fiabilidade por um preço competitivo, considerando especialmente as demandas crescentes por largura de banda na nossa sociedade digital.

Você precisa de uma conexão web de altíssima velocidade e perfeita estabilidade? Conheça os planos da Júpiter Internet 

A Júpiter Internet oferece uma variedade de planos de internet fibra óptica pensados para cada tipo de usuário. 

Com pacotes que atendem desde o estudante até grandes corporações, a Júpiter mostra que a fibra óptica não é apenas uma tecnologia de ponta, mas também acessível e customizável às necessidades individuais.

Além disso, vale dizer que a Júpiter disponibiliza planos de internet (avulsos) e em combos. 

Então, por exemplo, se você é ama navegar pela web e, ao mesmo tempo, é fã de futebol, dá para assinar um combo com internet de fibra óptica + acesso ao Premiere (streaming). Perfeito, não é mesmo? 

Existem, ainda, outros combos com demais tipos de streaming para quem deseja ter o melhor entretenimento frente às telas. 

Conheça mais sobre os planos (de 120 Mega a 1 Giga) para casa ou empresa e garanta a melhor conexão para navegar pela internet! Conte com a Júpiter!

Conclusão

Neste conteúdo sobre “internet via satélite ou fibra óptica”, você viu que a fibra óptica é a porta para o futuro na maioria das áreas urbanas, afinal, esse tipo de tecnologia proporciona uma experiência on-line rápida, estável e de alta qualidade. 

Avalie suas necessidades, verifique a disponibilidade na sua região e faça a escolha que melhor potencialize seu acesso ao mundo digital. Conheça mais sobre a Júpiter Internet!

No mais, para mais dicas sobre conexão de internet de alta qualidade, continue navegando aqui pelo blog da Júpiter Internet!

A Júpiter oferece internet residencial em Araguaína, Redenção, Rondon do Pará, Eldorado dos Carajás e várias outras cidades do Pará, Maranhão e Tocantins. Conheça os planos!

A Júpiter é a empresa referência em internet via fibra óptica, estendendo sua presença para mais de 45 municípios nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Desde 1997, não paramos de crescer, conectando pessoas e impulsionando a comunicação e a conectividade em toda a região.