O que mudou no iOS 11: conheça 11 novidades interessantes no iPhone e iPad

Apple modifica central de controle, adiciona modo Não Perturbe veicular, esconde o Night Shift e melhora a Siri. Sistema tem até modo nativo para gravar a tela.

Por Karen Malek

TechTudo

22/09/2017 11:21:31

iOS 11 é a nova versão do sistema operacional da Apple para iPhone, iPad e iPod Touch, que começou a ser liberada nesta semana para o público. A plataforma pode ser instalada gratuitamente e é compatível com os modelos a partir do iPhone 5S e do iPad Mini 2.

Dentre as novidades do sistema, estão nova central de controle, a Sirimais inteligente e responsiva, adaptação do teclado para digitar com uma mão e novos modos para as Live Photos. Se você já atualizou seu dispositivo, confira abaixo uma lista com os principais recursos do iOS 11. Se ainda não fez o update, conheça, então, bons motivos para atualizar seu celular.

1. Nova central de controle

 

A central de controle – acessível ao arrastar o dedo para cima, a partir da borda inferior – ganhou um novo design no iOS 11. Agora, o espaço é composto por uma tela única, com widgets personalizáveis, que ficam agrupados de acordo com suas funcionalidades. Além disso, o usuário pode optar por exibir somente atalhos que mais interessam e que são usados com mais frequência. Nos aparelhos com suporte ao 3D Touch, é possível pressionar em um atalho para expandir as opções.

2. Nova App Store

 

ícone da App Store foi remodelado no iOS 11. A letra "A", que era formada pela junção de um lápis, um pincel e uma régua em um fundo azul, agora é composta por linhas em um fundo azul. Além do ícone, a loja também ganhou um novo design, com uma aba específica para jogos e outra para apps. A loja também exibe a seção "Hoje", com sugestões de aplicativos para os usuários, e os itens vendidos dentro de apps (in-app, na terminologia em inglês) podem ser adquiridos direto da loja, sem a necessidade de abrir os aplicativos.

Outra novidade são as dicas e truques para que o usuário possa aproveitar melhor os softwares, além de matérias diárias sobre o mundo dos apps.

3. Siri mais inteligente

 

A Siri está mais esperta, responsiva e inteligente na nova versão do iOS. A assistente também ganhou uma voz mais natural e expressiva, que se assemelha à voz humana e tem, até mesmo, mudanças no tom, entonação, tempo de fala e ênfase. Agora, a ferramenta ainda é capaz de traduzir frases e palavras, ou seja, o usuário pode falar em um idioma que ela irá responder em outro. Por enquanto, as línguas suportadas são espanhol, inglês, francês, alemão, italiano e mandarim. Além disso, a Siri tem a habilidade de adaptar suas sugestões de acordo com as preferências do usuário, baseado nos históricos de pesquisas.

4. Teclado para digitar com uma mão

 

Outra novidade do iOS 11 é a possibilidade de usar o teclado do iPhone com uma única mão. O recurso QuickType é especialmente útil para os modelos maiores de iPhone, pois facilita a digitação quando o usuário estiver segurando o aparelho com uma mão. Para usar, basta pressionar o ícone de globo e escolher a opção para que o teclado se mova um pouco para o lado direito.

Assim, ele fica mais próximo ao polegar, facilitando o uso. Já no iPad, o recurso coloca caracteres e números junto às letras, no mesmo teclado, sem que seja necessário acessar uma nova aba. Nesse caso, para incluir o símbolo, é só segurar a tecla e arrastar pra baixo.

5. Modo Não Perturbe para motoristas

 

Com o novo Modo Não Perturbe, o iPhone é capaz de reconhecer quando o usuário está dirigindo e deixar a tela totalmente apagada, bloqueando alertas de chamadas, notificações e mensagens no aparelho. Assim, o sistema impede que a pessoa pegue no aparelho quanto estiver no volante, evitanto possíveis acidentes. Se o usuário for apenas passageiro, o uso do celular fica liberado.

Além disso, durante o trajeto, o iPhone pode utilizar inteligência artifical para responder automaticamente às mensagens, dizendo que o motorista retornará quando chegar ao seu destino. É possível ainda definir algumas pessoas como exceções. Nesse caso, eles poderão entrar em contato mesmo com o modo não perturbe ativado.

6. Realidade aumentada

 

Devido à plataforma ARKit, desenvolvedores poderão criar objetos virtuais e incluí-los em ambientes reais por meio da câmera do celular. A tecnologia, abre um leque para criação de jogos interativos, experiências de compras imersivas e design industrial, por exemplo.

7. Perfis no Apple Music para descobrir músicas com os amigos

 

Apple Music agora possui perfis pessoais no iOS 11. Assim, os usuários podem acompanhar o que seus amigos estão ouvindo, descobrir os álbuns que eles mais ouvem e escutar playlists compartilhadas. O recurso é semelhante ao já existente no Spotify e pode ser desativado a qualquer momento.

8. Novidades para fotos

 

As Live Photos estão mais divertidas e expressivas no iOS 11. O iPhone agora tem novos modos para as fotos animadas: Loop, semelhante ao Boomerang do Instagram, e Longa exposição, que reproduz o efeito de câmeras DSLR para objetos em movimento. Além disso, o aplicativo de câmera do celular ganhou filtros, para ajustar cores e tons de pele.

9. Mapas detalhados de aeroportos e shoppings no mundo todo

 

Os aeroportos e shoppings ganharam mapas internos no iOS 11. Agora, os usuários podem obter direções dentro do estabelecimento, como localização de lojas, terminais e até mesmo escadas rolantes. Por enquanto, são apenas 30 aeroportos com mapas internos nos EUA e Europa. Já os shoppings mapeados estão disponíveis em apenas em oito cidades nos EUA, Reino Unido, Hong Kong e Japão.

10. Configuração automática de um dispositivo novo

 

A troca de dispositivos nunca foi tão fácil. Agora, para configurar um novo iPhone ou iPad, basta posicioná-lo ao lado de outro dispositivo com iOS e iniciar uma sessão com seu Apple ID. As preferências, configurações e dados serão importados na mesma hora para o novo aparelho, com total segurança, visto que é um processo nativo do sistema.

 

11. Mudanças no iPad: novo app de Arquivos e multitarefas

 

O iOS 11 também trouxe novidades para iPad. O dispositivo agora tem um aplicativo de arquivos, que funcionará como um gerenciador, reunindo diversos itens em um lugar só. Há ainda a possibilidade de adicionar uma pasta dentro de outra, para facilitar a organização. O app conta também com integração com iCloudDropbox e OneDrive.

O tablet traz o modo multitarefas, que permite executar dois apicativos simultaneamente, seja em tela divida ou em uma janela flutuante. Já o recurso "arrastar e soltar" permite transferir textos, fotos e filmes de um app para outro, algo como um "copiar e colar" mais completo.



notícias | vídeos | cobertura | quem somos |

Júpiter Telecomunicações © (Copyright 1997-2017) Todos os direitos reservados
Imperatriz / MA - Rua Simplício Moreira 1485, Centro
Fone/Fax: (99) 3529-3131 - E-mail: sac@jupiter.com.br
Produced by Rafael Correia Paz

E-mail: sac@jupiter.com.br
Cnpj: 01.625.636/0001-91