Bombeiro que gravou vídeo durante tiroteio na Maré é preso por nove dias em quartel

Jéssica Lauritzen

extra

11/07/2017 08:01:13

O subtenente do Corpo de Bombeiros Silvio Rodrigues de Oliveira ficará preso por nove dias no quartel do 2º GBM, no Méier, Zona Norte do Rio, onde trabalha, como punição por produzir e divulgar um vídeo feito durante tiroteio no Complexo da Maré. A determinação é válida a partir desta segunda-feira, sendo que o nono dia foi incluído por "uso inadequado do fardamento".

Nas imagens compartilhadas no Youtube, no mês passado, Rodrigues relata os momentos de aflição que passou enquanto tentava se proteger dos disparos, abaixado atrás de uma pilastra do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Presidente Samora Machel, na região. Sua equipe havia sido enviada ao local para combater um incêndio que atingiu a sala de informática da escola. O fogo foi controlado com a ajuda de moradores da comunidade, até a chegada de bombeiros dos quarteis de Ramos e Caju.

De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, que confirmou a detenção, o profissional descumpriu uma norma interna ao publicar um vídeo relativo à ocorrência em que atuava. 

"O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) esclarece que a sanção ao militar foi determinada pelo descumprimento de norma interna, no que diz respeito à produção e à divulgação de imagens de ocorrências. O vídeo produzido não configura material oficial da instituição. O CBMERJ informa, ainda, que foi concedido ao bombeiro o amplo direito de defesa conforme preveem as normas que regem a corporação", diz o comunicado.

A corporação informou ainda que, durante o período determinado, "o subtenente fica detido no quartel do Méier, sem prejuízo ao serviço e sem direito a folgas, não podendo realizar permutas de serviço até o término da punição". 

'SE PASSAR DESSA PILASTRA, ESTOU MORTO'

A gravação feita por Rodrigues dura cerca de sete minutos e já alcançou mais de 120 mil visualizações.

"O tiro comendo, meu irmão. Vai sair como? Vai fazer socorro como? Estou aqui atrás de uma pilastra; não sei como vou sair daqui, dentro da favela da Maré. (....) Se passar dessa pilastra, estou morto", diz o bombeiro, no vídeo. 



noticias | vídeos | cobertura | velocímetro | quem somos |

SL3 Telecom© (Copyright 1997-2017) Todos os direitos reservados
São Luís / MA - Rua 14, Quadra 13, Casa 10, Vinhais
Fone/Fax: (98) 3235-6604 - E-mail: sac@sl3.com.br
Produced by Rafael Correia Paz | Márcio da Luz Sousa | Rafael Freitas