Fale conosco
Logo jupiter
vem ser jupiter

Aqui é ULTRAVELOCIDADE!

Conheça e escolha o melhor plano de internet da região
icones
15 FEV 2024

Saiba qual a Melhor Velocidade de Internet para Residência

Qual a melhor velocidade de internet para residência é uma pergunta que muitas pessoas fazem. Fique por dentro da resposta neste artigo.

Capa
TECNOLOGIA6 MIN DE LEITURA

Qual a melhor velocidade de internet para residência é uma pergunta que muitas pessoas fazem ao escolher um plano de internet para seus lares.

Afinal, a velocidade da conexão de internet desempenha um papel crucial em nossa vida cotidiana e influencia desde a navegação na web até o streaming de vídeos e videoconferências

Portanto, entender qual a melhor velocidade de internet para residência é ideal para atender às necessidades de uma casa. 

Pensando nisso, preparamos este artigo em que detalhamos os fatores a serem considerados ao determinar a melhor velocidade de internet para sua casa.

Como calcular a velocidade ideal para residência?

O primeiro passo para saber qual a melhor velocidade de internet para residência é calcular a velocidade ideal que você precisa.

Abaixo, fique por dentro do que levar em conta neste cálculo!

Verifique a velocidade de download e upload

A velocidade de download, indicada nos sites das operadoras, pode variar de 250 Kbps a 300 Mbps, representando a rapidez com que os dados chegam ao seu dispositivo. 

Por outro lado, a velocidade de upload, variando de 200 Kbps a 150 Mbps, está associada à eficiência da transmissão dos dados do seu dispositivo para o destinatário. 

Então, se você costuma realizar muitos downloads, como assistir a vídeos e utilizar a internet com frequência, uma velocidade de download mais elevada é essencial

Para uma residência com uma ou duas pessoas, por exemplo, uma velocidade de 15 Mbps é geralmente adequada.

Enquanto isso, a velocidade de upload é de maior importância para ambientes de trabalho corporativos.

Considere todos os dispositivos conectados à internet

Um fator fundamental para definir qual a melhor velocidade de internet para residência é quantas pessoas irão usar a conexão.

Isso porque, dado que a velocidade está relacionada à transmissão de dados, o congestionamento da rede pode ocorrer quando múltiplos dispositivos estão conectados simultaneamente. 

Por exemplo, se a sua conexão de internet é de 15 megabits por segundo, mas o tráfego de dados excede esse valor, a sua conexão pode ficar sobrecarregada e, consequentemente, mais lenta. 

Portanto, ao selecionar qual a melhor velocidade de internet para residência, é crucial considerar o uso combinado de todos os usuários, levando em conta a demanda coletiva em vez das necessidades individuais.

Avalie o consumo de internet

O seu padrão de consumo de dados também é um fator determinante na escolha de qual a melhor velocidade de internet para residência.

Neste sentido, existem três perfis de consumo distintos: básico, moderado e heavy user. 

O perfil básico, com uma faixa de consumo entre 1 MB e 5 MB por usuário, é adequado para atividades como:

  • envio e recebimento de e-mails;

  • navegação em redes sociais;

  • visualização ocasional de vídeos no YouTube. 

O perfil moderado, com consumo entre 5 MB e 10 MB por usuário, é mais apropriado para tarefas como:

  • uso regular de redes sociais;

  • streaming de conteúdo em plataformas como Netflix;

  • downloads frequentes de arquivos da internet ou uso de serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive ou Dropbox. 

Por fim, o perfil heavy user, com uma média de consumo entre 10 MB e 15 MB por pessoa, é indicado para atividades mais intensivas, como:

  • assistir a vídeos de alta resolução;

  • realizar o download frequente de séries e filmes;

  • participar de jogos online;

  • usar serviços de streaming com alta demanda de dados.

Qual a melhor velocidade de internet para residência?

Abaixo, esclarecemos qual a melhor velocidade de internet para residência levando em conta o consumo da internet. Veja com qual você mais se identifica. 

mulher usando o celular com a melhor velocidade de internet para residência

Consumo básico

Para um uso leve, como o recebimento e envio de e-mails e navegação básica na web, uma velocidade média de internet de aproximadamente 1 a 5 Mbps é suficiente para atender às necessidades cotidianas de comunicação online.

Consumo moderado

Para atividades mais intensas, como assistir a filmes e séries em plataformas de streaming, é recomendável uma velocidade média de internet que varia entre 5 Mbps e 10 Mbps. 

Isso garante uma experiência de visualização fluida e sem interrupções.

Alto consumo

Para um uso intenso da internet, como streaming de vídeos em alta resolução, jogos online e transferência de arquivos pesados, uma velocidade média de internet de 10 Mbps a 15 Mbps por pessoa garante uma experiência rápida e sem interrupções.

Velocidade de internet residencial: Mbps necessários para atividades comuns na web

Abaixo, entenda quantos Mbps são necessários para atividades comuns na internet.

pessoa mexendo no celular com a melhor velocidade de internet para residência

Assistir séries e filmes

A reprodução de conteúdos em diferentes qualidades demanda velocidades variadas. 

Por exemplo, para uma experiência em qualidade normal, 5 Mbps são suficientes, enquanto para Full HD, 10 Mbps são recomendados

Já para conteúdos em 4K Ultra HD, a velocidade ideal é de 25 Mbps, embora a conexão possa requerer velocidades mais rápidas ao conectar vários dispositivos simultaneamente. 

O mesmo princípio se aplica a outros serviços de streaming.

Navegar nas redes sociais

Para atividades de navegação em sites e redes sociais, uma velocidade de 500 Kbps é suficiente, devido à política de cookies dos sites. 

No entanto, para uma experiência mais completa ao assistir vídeos, postar fotos e interagir nas redes sociais, uma velocidade de 3 Mbps a 5 Mbps é recomendada para garantir uma navegação fluida e sem interrupções.

Trabalhar em casa

Para atividades que demandam uma conexão mais robusta, como trabalhar em casa ou jogar online, uma velocidade de 25 Mbps é recomendada para garantir um desempenho estável e sem interrupções. 

Em casas com quatro ou mais pessoas, uma velocidade de 100 Mbps ou mais é aconselhável para acomodar múltiplos dispositivos e garantir uma experiência de navegação sem problemas.

Jogar jogos online

Por fim, para definir qual a melhor velocidade de internet para residência considerando jogos online, depende da plataforma e do jogo específico.

A maioria das plataformas famosas, como Steam e Origin, recomenda uma velocidade mínima de 2 Mbps.

Mas certos jogos exigem velocidades mais altas, como League of Legends, Street Fighter, Dota, Counter Strike e Grand Theft Auto, que requerem no mínimo 25 Mbps

E para uma experiência ideal em consoles com bibliotecas em nuvem e partidas online, como PlayStation ou Xbox, uma velocidade de 15 Mbps é recomendada para garantir um desempenho estável durante o jogo.

Como melhorar a velocidade de internet para residência?

Para melhorar a velocidade da internet em casa, uma opção é considerar a troca para um plano de internet mais rápido e eficiente. 

Neste cenário, a Júpiter oferece uma variedade de planos com diferentes velocidades para atender às necessidades específicas dos usuários

Com diferenciais como estabilidade de conexão, suporte técnico dedicado e ampla disponibilidade em várias regiões, nós proporcionamos uma experiência de internet de alta qualidade.

Deste modo você pode desfrutar de uma conexão rápida e confiável em suas residências.

Ultravelocidade de internet para residência você encontra na Júpiter!

Conclusão

Agora você já sabe qual a melhor velocidade de internet para residência de acordo com o seu uso dentro de casa.

Como você viu, ao considerar a velocidade de download e upload, bem como o consumo de dados dos dispositivos conectados, é possível escolher o plano mais adequado para atender às demandas específicas de seu lar.

E lembre-se: para melhorar a velocidade de internet em casa, conte com os planos rápidos e eficientes oferecidos pela Júpiter.

A Júpiter é a empresa referência em internet via fibra óptica, estendendo sua presença para mais de 45 municípios nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Desde 1997, não paramos de crescer, conectando pessoas e impulsionando a comunicação e a conectividade em toda a região.