Fale conosco
Logo jupiter
vem ser jupiter

Aqui é ULTRAVELOCIDADE!

Conheça e escolha o melhor plano de internet da região
icones
01 MAR 2024

O que é endereço de IP? Saiba para que serve e como funciona

Saiba o que é endereço de IP e para que serve essa identificação dos dispositivos na internet. Confira o artigo exclusivo da Júpiter!

Capa
TECNOLOGIA5 MIN DE LEITURA

Quer saber o que é endereço de IP?

Neste artigo exclusivo a Júpiter explica tudo sobre o IP, uma sequência numérica ou alfanumérica atribuída aos dispositivos conectados à internet e que tem o objetivo de localizar e identificar cada um.

Continue no artigo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é endereço de IP?

O IP de um dispositivo é a sua identificação e localização em uma determinada rede. Assim como outros números que identificam um indivíduo, ao se perguntar pelo o que é o endereço de IP, tenha em mente que é a identificação numérica única de um dispositivo.

A sigla IP significa Protocolo de Internet. Este número desempenha um papel crucial na localização e identificação de algum usuário, tendo em vista o dispositivo conectado à rede mundial de computadores.

Como funciona o endereço IP?

Quando navegamos na internet não imaginamos a quantidade de processos e etapas que são necessárias entre utilizar um celular ou computador e acessar um site. Esse caminho, muito veloz, é realizado em momentos.

Primeiro, o dispositivo conectado deve localizar os dados do site para que você tenha acesso. Assim, o computador ou celular deve se conectar a um roteador fornecido por uma empresa de serviço de internet.

Este roteador, então, comunica com o servidor que hospeda o site e faz a ponte entre o seu dispositivo e os dados. Cada uma destas etapas conta com um IP: o seu dispositivo, o roteador e o site. Por isso chamamos de rede!

O que é endereço de IP, linhas de código

Quais são os tipos de endereço IP?

Confira abaixo quais são os tipos de endereços de IP.

IPv4 e IPv6

O IPv4 (Protocolo de Internet versão 4) é composto por quatro conjuntos numéricos, sendo que cada grupo varia entre 0 e 255. Estes grupos de números são separados por pontos e são únicos.

No entanto, com o aumento na quantidade de usuários e dispositivos, foi necessário expandir o IPv4. Por isso, o IPv6 foi criado seguindo uma lógica semelhante, contudo, mais diversificada de modo que uma quantidade maior de combinações fosse possível.

Por isso, o IPv6 é composto por 8 conjuntos alfanuméricos, de quatro dígitos cada, separados pelo sinal de dois pontos.

Por exemplo:

  • IPv4: 7.345.2.0
  • IPv6: A7F3: L345:2089:234D:NHLA:0K9H:OANEH:1937

 

IP privado

Agora, o que é endereço de IP privado? A resposta é simples: é a identificação de um dispositivo em uma rede local (LAN) não roteada. Normalmente são utilizados para comunicações internas, seja doméstica, comercial ou institucional.

IP público

Toda vez que um dispositivo acessa um site, serviço ou outra modalidade de informação na internet o IP torna-se visível publicamente. Ou seja, a partir do momento que ocorre a conexão na rede mundial de computadores, o IP indica a localização e identificação do dispositivo.

IP estático

O termo estático é utilizado para designar aqueles IPs que, intencionalmente, não se alteram. Normalmente são configurados manualmente em um dispositivo, ou podem ser atribuídos por um provedor de serviço de Internet (ISP).

IP dinâmico

Diferentemente do IP estático, o dinâmico pressupõe que toda vez que um dispositivo é conectado, as configurações da rede são alteradas ou o roteador é reiniciado e o IP muda. Isto permite, de certo modo, mais segurança nas conexões.

Endereço de IP compartilhado

Ocorre quando vários dispositivos compartilham o mesmo IP, via uma rede configurada a partir da técnica NAT (Network Address Translation). É comum no contexto de hospedagem de sites em domínio compartilhado. Algumas empresas e instituições utilizam este sistema interno de compartilhamento.

Endereço de IP dedicado

Diferentemente do IP compartilhado, o dedicado apresenta a característica de ter um IP único para o domínio, assim não sendo compartilhado.

Como são atribuídos os endereços de IP?

A atribuição de endereços de IP ocorre por meio de diferentes métodos, dependendo do ambiente de rede. Nas redes locais, o Protocolo de Configuração Dinâmica de Host (DHCP) é amplamente empregado.

Esse protocolo permite que dispositivos conectados solicitem e recebam automaticamente endereços IP disponíveis, facilitando a administração eficiente de uma grande quantidade de dispositivos em uma rede.

Além disso, a atribuição manual de endereços estáticos é comum em configurações empresariais, garantindo estabilidade para dispositivos específicos, como servidores.

Nos ambientes online, provedores de serviços de Internet (ISPs) atribuem endereços de IP aos dispositivos conectados à internet. Esses endereços podem ser dinâmicos, alterando-se periodicamente, ou estáticos, mantendo-se constantes ao longo do tempo.

A introdução do IPv6 trouxe o Stateless Address Autoconfiguration (SLAAC), permitindo a configuração automática de endereços, enquanto o DNS desempenha um papel crucial na tradução de nomes de domínio em endereços IP para facilitar o acesso a recursos na internet.

Como localizar o endereço de IP?

Agora que você já sabe o que é endereço de IP, que tal pesquisar e ver qual o número de seu dispositivo?

Confira abaixo o passo a passo para Windows e macOS.

Windows

  • no menu iniciar digite “CMD” na barra de busca
  • quando abrir o painel de comando, digite “ipconfig” e dê enter
  • na linha “Gateway Padrão” está o número do IP

 

macOS

  • clique no ícone de internet no canto superior direito de sua tela
  • selecione a opção “Abrir preferências de rede”
  • na caixa de configurações aberta está descrito o número de IP

 

A Júpiter é especialista e referência em internet de ultravelocidade. Conheça os planos da Júpiter Internet!

O que é endereço de IP, fibra

Conclusão

Neste artigo exclusivo você aprendeu o que é endereço de IP, como funciona, quais os tipos de IP, como essa identificação numérica é atribuída e como saber qual o vinculado ao seu dispositivo.

Como vimos, o IP é uma sequência de numérica ou alfanumérica utilizada para localizar e identificar cada dispositivo conectado à internet. Este número pode ser público, privado, estático, dinâmico, compartilhado ou dedicado, dependendo da necessidade ou dos modos de utilização.

A Júpiter fornece a melhor internet de ultravelocidade para que você acesse qualquer conteúdo de maneira rápida, estável e segura. Conheça nossos planos!

 

A Júpiter é a empresa referência em internet via fibra óptica, estendendo sua presença para mais de 45 municípios nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Desde 1997, não paramos de crescer, conectando pessoas e impulsionando a comunicação e a conectividade em toda a região.