Fale conosco
Logo jupiter
vem ser jupiter

Aqui é ULTRAVELOCIDADE!

Conheça e escolha o melhor plano de internet da região
icones
21 FEV 2024

Qual velocidade de Internet para IPTV é ideal?

Saiba qual velocidade de internet para IPTV é ideal. Confira as dicas exclusivas da Júpiter!

Capa
TECNOLOGIA5 MIN DE LEITURA

A IPTV é um serviço de transmissão de sinal de televisão que não precisa de cabos ou antenas, usa somente a conexão com a rede mundial de computadores. Mas, qual a velocidade de internet para IPTV é ideal?

Apesar de ser uma tecnologia bem desenvolvida, o funcionamento da IPTV é simples. Basicamente, um sinal codificado é transmitido via internet e um receptor compatível decodifica a informação, transformando em áudio e vídeo reproduzido em uma televisão.

No entanto, todo esse processo depende de uma conexão estável e veloz de internet. Garantindo uma experiência única com toda a programação da TV.

Neste artigo exclusivo a Júpiter explica o que é IPTV, como funciona, quais equipamentos são necessários e qual a velocidade de internet para IPTV funcionar corretamente.

Continue no artigo e saiba tudo!

O que é IPTV?

Antes de mais nada, precisamos saber o que significa esta sigla. Bom, IPTV deriva do termo em inglês Internet Television Protocol. Por isso, na tradução para o português chegamos no conceito de Televisão por Protocolo de Internet.

Ficou mais fácil compreender? Isto mesmo! A IPTV nada mais é do que um serviço de transmissão de sinal de televisão via internet. Ou seja, um avanço na tecnologia pela substituição dos cabos e antenas de recepção de sinal.

Mas, já que toda a programação depende de uma conexão, qual a velocidade de internet para IPTV é ideal?

Ao longo deste artigo vamos descobrir. Continue!

Como funciona o IPTV?

Apesar de simples, existe muita tecnologia associada ao sistema IPTV. Basicamente, toda a informação de áudio e vídeo dos conteúdos é codificada de modo a ser transmitida via internet.

Após este processo, em uma central, é enviada e distribuída via internet. Este processo pode ser realizado por conexões via banda larga, por isso ter uma conexão boa, estável e veloz é fundamental.

Pois bem, depois de enviado o sinal deve ser captado por dispositivos específicos e, desse modo, convertido em informação de áudio e vídeo que será reproduzida. Isso pode ocorrer em Smart TVs, computadores, tablets, smartphones e demais dispositivos compatíveis.

O que é necessário para ter IPTV?

Como vimos, para ter uma IPTV alguns dispositivos são necessários. Mas, é essencial também saber qual a velocidade de internet para IPTV que apresenta a melhor resposta.

Smart TVs, smartphones, tabletes e demais dispositivos são responsáveis por receptar e decodificar os sinais transmitidos, transformando em informação de áudio e vídeo todos os conteúdos da televisão.

Mas, todo esse processo não seria possível sem uma conexão rápida, estável e confiável. Mesmo que este serviço não demande uma conexão muito veloz, é sempre bom lembrar que aquelas que possuem 1GB ou mais são as mais adequadas.

Ok, mas qual a velocidade mínima e qual o consumo de internet na IPTV?

Qual é a velocidade de internet para IPTV ideal?

Qual a velocidade de internet para IPTV, estrutura tecnológica com luzes

Para que a IPTV funcione da melhor maneira possível, alguns aspectos devem ser compreendidos: a velocidade mínima e o tipo de dispositivo compatível.

Velocidade mínima para IPTV

Se você deseja um serviço de IPTV mas tem receio de sua conexão, temos boas notícias boas. Para assistir aos conteúdos com qualidade HD ou Full HD, 5 MB de conexão permite uma experiência satisfatória.

No entanto, assim como qualquer outro produto ou serviço vinculado à internet, sempre vale lembrar que conexões mais robustas permitem experiências únicas como todo o conteúdo que a web permite.

Por isso, mesmo que a velocidade mínima fique na casa dos 5 MB até 35 MB, contar velocidades de 1 GB é sempre recomendado! Mais velocidade, estabilidade, segurança e dinamicidade para não perder nada dos conteúdos da IPTV.

Consumo de internet no IPTV

O consumo de internet na IPTV é de difícil mensuração. Isto devido a um conjunto de fatores que estão associados, por exemplo, ao comportamento do usuário ou à resolução da imagem escolhida para assistir aos conteúdos.

Por isso, não tem muito como bater um martelo sobre o consumo médio de internet neste tipo de serviço. De todo modo, sempre vale lembrar que quando o assunto é conexão, quanto maior a velocidade do pacote, melhor e mais produtiva será a experiência.

Quais dispositivos são compatíveis com IPTV?

Como vimos, toda a lógica de funcionamento da IPTV é baseada, por um lado, na transmissão de informações codificadas via internet e, por outro, na recepção desse sinal e decodificação em áudio e vídeo.

Por isso, é essencial que o dispositivo seja compatível com a interpretação do sinal enviado e transformação destes códigos em informação que será reproduzida em algum aparelho conectado à internet.

A boa notícia é que a maioria das Smart TVs hoje comercializadas respondem bem à IPTV e são capazes de perfeitamente converter os sinais. Assim, você não perde nada da programação que adora.

Mas, também temos outros dispositivos compatíveis como: smartphones, tablets e computadores. Estes podem, desde que especificados pelos fabricantes, servirem de TV portáteis ou adicionais em uma residência.

Dica de ouro: confira sempre se o dispositivo que possui é compatível com a IPTV. Caso seja necessário, entre em contato com o fabricante e verifique as especificações técnicas do produto.

Como aumentar a velocidade de internet para IPTV?

Assistir aos melhores conteúdos da IPTV depende também de uma conexão com ultravelocidade, não é mesmo?

Mesmo em uma casa com vários moradores, todos podem utilizar a internet sem prejudicar as atividades. Isto é, com ultravelocidade você consegue jogar online, enquanto outra pessoa navega nas redes sociais e outra assiste a IPTV com a segurança de uma internet estável e rápida.

Como vimos, quando o assunto é conteúdo na televisão, saber qual a velocidade de internet para IPTV é fundamental e, por isso, é sempre recomendável contar com pacotes de 1 GB.  

Quer saber mais como aumentar a velocidade da internet e não perder nada de sua programação favorita? Conheça os planos da Júpiter e tenha alta velocidade de internet!

Conclusão

Qual a velocidade de internet para IPTV, linhas rápidas simbolizando o conceito de velocidade

Neste artigo exclusivo da Júpiter você aprendeu como saber qual a velocidade de internet para IPTV é a melhor. Por isso, entendemos o que é IPTV, como esse serviço funciona e o que é necessário.

Como vimos, IPTV é uma modalidade de transmissão de conteúdos televisivos que ocorrer via internet. Por isso não precisa de cabos ou antenas, é uma evolução na tecnologia de transmissão e difusão de conteúdos.

Mas, para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é sempre recomendado contar com conexões robustas, por exemplo, de 1 GB. Garantindo uma experiência única com toda a programação da IPTV.

Quer saber como aumentar a sua internet? Conheça os planos da Júpiter e tenha alta velocidade de internet!

 

A Júpiter é a empresa referência em internet via fibra óptica, estendendo sua presença para mais de 45 municípios nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Desde 1997, não paramos de crescer, conectando pessoas e impulsionando a comunicação e a conectividade em toda a região.