Fale conosco
Logo jupiter
vem ser jupiter

Aqui é ULTRAVELOCIDADE!

Conheça e escolha o melhor plano de internet da região
icones
13 MAI 2024

FTTH: confira o que é e como ter internet de qualidade em casa!

Entenda o que é FTTH e como essa tecnologia revolucionária é a chave para um acesso à internet domiciliar incrivelmente rápido e confiável.

Capa
TECNOLOGIA4 MIN DE LEITURA

Você já se perguntou como é possível que uma série de streaming seja transmitida em alta definição, sem interrupções, ou como é possível trabalhar de casa com conexões de videoconferência realmente estáveis? A resposta para tudo isso está na FTTH…

Esse acrônimo representa um papel fundamental na evolução do acesso à internet em casas — e como , atualmente, a presença on-line é crucial para o dia a dia, o segredo para uma internet doméstica rápida e sem falhas é mais do que um desejo — é uma demanda imprescindível. 

Diante dos fatos, preparamos este conteúdo para desvendar o que é aquela sigla e como o conceito dela se conecta diretamente à prestação de um serviço de internet residencial de excepcional qualidade.

Acompanhe os detalhes! 

Leia também: Descubra como escolher a melhor internet para streaming

O que é FTTH?

FTTH, que significa "Fiber to the Home" (Fibra até a Casa), se refere a uma tecnologia de infraestrutura de rede que envolve a instalação de cabos de fibra óptica diretamente na residência ou, mesmo, no escritório do cliente. 

Vale ressaltar que esse tipo de conexão não só promete, mas entrega velocidades superiores em comparação às conexões tradicionais de banda larga.

Como funciona uma rede FTTH?

Uma rede de “Fibra até a Casa” usa a fibra óptica para transferir dados na forma de luz, o que permite taxas de transmissão extremamente altas. Esse tipo de infraestrutura substitui os tradicionais cabos metálicos (como o cobre) e oferece um canal dedicado para a comunicação de dados. 

Com o sinal óptico viajando diretamente para a casa do usuário, as taxas de dados são excepcionalmente altas e as interferências praticamente inexistentes. Essa é a “mágica da coisa”. Interessante, não é mesmo?!

Qual a diferença entre FTTH e FTTC?

As diferenças entre FTTH e FTTC (Fiber to the Cabinet ou Fibra até o Armário) são significativas. 

No caso do FTTC, a fibra óptica termina em um gabinete localizado na rua ou próximo à área do usuário. A partir daí, a conexão final até o domicílio é feita por meio de outros tipos de cabos, muitas vezes de cobre, o que pode comprometer a velocidade e a qualidade da conexão. 

Já com o segundo tipo de tecnologia, a fibra é levada diretamente à residência do usuário, garantindo assim os melhores índices de desempenho.

mulher em videochamada pelo notebook, representando a importância da tecnologia FTTH para a conexão de internet

Quais são as vantagens da rede FTTH?

Como você viu até aqui, a tecnologia em pauta é surpreendente pela velocidade que ela oferece. Mas, claro, essa não é a única vantagem. 

Confira outros pontos extremamente valiosos da "Fiber to the Home":

Estabilidade

A fibra óptica é menos suscetível a variações climáticas e interferências eletromagnéticas, o que se traduz em conexões mais estáveis. Os usuários desse tipo de tecnologia de conexão, geralmente, experimentam menos problemas de desconexões inesperadas ou variações de velocidade.

Segurança

As redes de fibra óptica são consideradas mais seguras do que as redes de cobre, sabia? Ou seja, é mais difícil, para possíveis invasores, interceptar dados transmitidos por fibra, isso então oferece aos usuários uma camada adicional de segurança.

Baixa latência

A latência, ou o tempo de resposta da rede, é significativamente reduzida com a FTTH. Isso é essencial para aplicações que necessitam de  trocas de informação em tempo real, como é o caso de jogos on-line, videoconferências e para o uso de aplicações de cloud computing (armazenamento de dados na nuvem).

Observação: só para complementar, a alta velocidade da internet residencial é muito importante, já que permite downloads e uploads mais rápidos, de fato. 

É um ponto indispensável para quem deseja, por exemplo, fazer streaming de vídeo em alta definição sem interrupções ou para jogadores que precisam de respostas rápidas de seus jogos on-line.

mulher transmitindo receitas ao vivo, representando a internet via FTTH

Como ter uma rede de fibra óptica?

Embora não esteja disponível em todos os lugares, a cobertura de “Fibra até a Casa” está em constante expansão. Agora, você quer saber como contratar esse serviço para sua casa? Temos uma excelente notícia… 

A Júpiter se destaca na liderança de internet fibra óptica, ampliando seu alcance para mais de 45 cidades entre Maranhão, Pará e Tocantins. Com uma trajetória em expansão desde 1997, a empresa continua sua ascensão, unindo usuários e incentivando uma era de comunicação avançada e conectividade abrangente na região.

Você pode encontrar diferentes planos de internet (de 120 mega a 1 giga), além disso, a Júpiter oferece combos excelentes para quem deseja ter mais entretenimento frente às telas. É possível contratar um pacote com internet de fibra óptica + acesso a streamings de filmes e séries. 

Conheça mais sobre os planos de internet de fibra óptica para sua residência e tenha a melhor conexão por meio da Júpiter Internet!

Conclusão

Fica claro, então, que a tecnologia de fibra óptica é fundamental para melhores experiências digitais nos lares, afinal, ela proporciona maior rapidez de conexão, além de mais confiabilidade, proteção contra ameaças digitais e mínima latência. 

Os benefícios de contratar esse tipo de serviço são indiscutíveis para quem busca mais qualidade de entretenimento digital, trabalho remoto ou qualquer outra atividade que necessite de uma conexão realmente consistente. 

Conte com a Júpiter para ter internet de altíssima qualidade!

Em dúvida de qual internet escolher, se 800 Mega de internet é bom para sua casa? Descubra se é suficiente para você, clique aqui!

A Júpiter oferece internet residencial em Parauapebas, Marabá, Tucuruí e várias outras cidades do Pará, Maranhão e Tocantins. Conheça os planos!

A Júpiter é a empresa referência em internet via fibra óptica, estendendo sua presença para mais de 45 municípios nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Desde 1997, não paramos de crescer, conectando pessoas e impulsionando a comunicação e a conectividade em toda a região.