Logo jupiter
20 JUN 2025

Como espelhar o celular na TV? Descubra diferentes soluções!

Você precisa saber como espelhar o celular na TV? A Júpiter Internet traz o passo a passo, seja para Android, iPhone e, até mesmo, por meio do uso de cabos.

Capa
TECNOLOGIA5 MIN DE LEITURA

Hoje em dia, assistir a vídeos, filmes e séries está cada vez mais fácil e rápido. Você sabia, por exemplo, que dá para “jogar” o conteúdo do seu celular direto na TV? Sim, isso mesmo! Por aqui, vamos explicar como espelhar o celular na TV. 

Descubra os melhores métodos de espelhamento de tela, dicas para evitar travamentos e como a Júpiter Internet pode garantir uma conexão rápida e estável para você aproveitar ao máximo. Aproveite nossas dicas!

O  que é o espelhamento de tela?

O espelhamento de tela nada mais é do que transmitir o conteúdo de uma determinada tela para outra. Vamos usar um exemplo prático: imagine que você começou a assistir a um filme, sozinho, pelo seu celular, ok?

Só que sua esposa avisou que está chegando em casa e quer ver a produção cinematográfica com você. Pois bem! Quando ela chegar, você não precisa ligar a TV, acessar o aplicativo de filmes e dar o play.

Basta “jogar” o que aparece na tela do seu smartphone para a tela da TV (com cliques rápidos), mantendo a possibilidade de continuar controlando tudo pelo celular. 

E qual é a diferença entre espelhar e transmitir conteúdo?

Muitas vezes, as pessoas usam os termos "espelhar" e "transmitir" como sinônimos, mas há diferenças entre os termos. Vamos entender melhor?

Espelhar

Espelhar a tela significa reproduzir exatamente o que está no seu dispositivo em outra tela. Isso inclui não apenas vídeos, mas também menus, notificações e qualquer outra atividade que aconteça no primeiro aparelho.

Exemplo: você abre o vídeo de música no celular, mas a TV exibe não só o vídeo, como também a barra de controle, a notificação de mensagem que chegou e os ícones de aplicativos. 

Se você tocar na tela ou pausar o vídeo, isso também será refletido na TV instantaneamente.

Transmitir

Já o ato de transmitir conteúdo significa apenas o envio de vídeos, músicas ou fotos para outra tela, sem mostrar os controles ou outras ações realizadas no seu dispositivo. Transmitir permite que você use o dispositivo original para outras funções.

Exemplo: você transmite o vídeo de música da sua conta do YouTube para a TV, e a tela do celular fica livre para você usar como quiser. Pode até começar a responder uma mensagem ou navegar pelas redes sociais. Apenas o vídeo continuará em exibição. 

sala com televisão representando como espelhar o celular na TV

Como espelhar o conteúdo de um celular Android na TV?  Passo a passo

Para espelhar a tela de um dispositivo Android na TV, é necessário seguir esse passo a passo: 

  1. confira se sua TV ou dispositivo de streaming (como Chromecast) está ligado e conectado à mesma rede Wi-Fi que seu smartphone; 

  2. vá até as configurações rápidas do Android e procure pela opção "Espelhar tela"; 

  3. selecione o dispositivo de destino, e a tela do seu smartphone será espelhada na TV.  

Como espelhar o conteúdo de um iPhone na TV

Para espelhar a tela de um iPhone na TV, usando o AirPlay, certifique-se de que tanto o iPhone quanto a Apple TV ou outro dispositivo compatível com AirPlay estejam conectados à mesma rede Wi-Fi. 

Já no seu iPhone, deslize para acessar o Centro de Controle (como se fosse diminuir o brilho ou ajustar o volume, sabe?), e toque na opção "Espelhamento do AirPlay". 

Selecione o dispositivo que deseja usar na transmissão. A tela do iPhone será então espelhada na TV. 

Métodos sem fio (Chromecast, AirPlay, DLNA)

Você sabia que existe mais de uma tecnologia para espelhar a tela do seu celular sem usar fios? O Chromecast, por exemplo, é um dispositivo do Google que se conecta à TV e, a partir disso, pode transmitir conteúdo de dispositivos compatíveis. 

Outro ótimo exemplo é o do AirPlay, pertencente à Apple. Essa tecnologia permite a transmissão para a Apple TV ou dispositivos compatíveis com AirPlay 2. 

O DLNA (Digital Living Network Alliance) é um padrão que muitos dispositivos suportam, permitindo a mesma funcionalidade em um leque de aparelhos. 

Métodos com cabo (HDMI, USB-C, adaptadores)

Também vale dizer que existem formas mais convencionais de espelhar a tela, digamos assim.

Um cabo HDMI, por exemplo, pode conectar notebooks à TV. Para smartphones, especialmente aqueles sem uma saída HDMI direta, existem adaptadores que convertem USB-C ou micro-USB para HDMI. 

Nesse caso, os adaptadores são conectados ao celular e ao cabo HDMI na outra extremidade, para o espelhamento da tela na TV.

Dicas para evitar travamentos e desconexões

Para garantir que o espelhamento da sua tela funcione sem problemas, siga algumas dicas simples. 

Primeiro, verifique se sua internet Wi-Fi está boa e estável – uma conexão fraca pode causar travamentos e quedas. Também é uma boa ideia fechar aplicativos que estão abertos em segundo plano e consumindo muita internet ou recursos do seu celular. 

Além disso, faça a atualização constante de seus apps e do sistema operacional, pois isso ajuda a melhorar o desempenho e evitar bugs. Ah, e coloque o roteador em um lugar mais central da casa, assim o sinal de Wi-Fi vai alcançar melhor todos os cantos. 

casal assistindo televisão depois de saberem como espelhar o celular na TV

DICA BÔNUS: como a Júpiter Internet pode ajudar

A Júpiter Internet oferece uma conexão Wi-Fi rápida e estável, garantindo que você tenha uma navegação sem travamentos. 

Com planos que priorizam uma internet de qualidade, você pode garantir que o streaming e o espelhamento de tela ocorram sem cortes ou interrupções. Além disso, o suporte técnico pode ajudar a otimizar sua rede e resolver qualquer problema de conexão de forma rápida e eficiente.

Ah, também vale destacar que a Júpiter oferece pacotes de internet com acesso a streamings, como Telecine, Globoplay, Premiere e MAX.

Não perca mais tempo: garanta uma conexão de internet ultraveloz, com a Júpiter, e divirta-se, seja frente à tela do celular ou da TV!

A Júpiter é a empresa referência em internet via fibra óptica, estendendo sua presença para mais de 45 municípios nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Desde 1997, não paramos de crescer, conectando pessoas e impulsionando a comunicação e a conectividade em toda a região.