Logo jupiter
vem ser jupiter

Aqui é ULTRAVELOCIDADE!

Conheça e escolha o melhor plano de internet da região
icones
14 JUN 2024

Entenda como funciona o repetidor de sinal Wi-Fi

“Afinal, como funciona um repetidor de sinal Wi-Fi?” Confira a resposta neste guia rápido e, ainda, como contratar o melhor serviço de internet!

Capa
TECNOLOGIA5 MIN DE LEITURA

É fato: saber como funciona um repetidor de sinal Wi-Fi é essencial para quem deseja melhorar a cobertura da rede sem fio em casa ou no escritório. 

Esse pequeno dispositivo pode ser a solução para eliminar zonas sem conexão e garantir que o acesso à internet seja ainda mais estável e veloz em cada canto do ambiente. 

Quer saber mais sobre o assunto, por exemplo, como instalar e usar o repetidor, além de como contratar um excelente serviço de internet? 

Leia o artigo para descobrir o mecanismo por trás desses aparelhos (como eles podem eficientemente ampliar o alcance do seu Wi-Fi) e, ainda, como contar com o melhor provedor de internet!

O que é e como funciona um repetidor de sinal Wi-Fi?

O repetidor de sinal Wi-Fi é um dispositivo eletrônico projetado para ampliar a cobertura da rede sem fio, captando o sinal do roteador e retransmitindo-o para áreas mais distantes ou com sinal fraco dentro da mesma infraestrutura. 

Dessa forma, o aparelho funciona como uma ponte, recebendo e enviando dados do roteador para os dispositivos expandidamente, o que é fundamental para que todos os cantos da casa ou do escritório tenham acesso à internet de alta qualidade.

Quais são as vantagens do repetidor de sinal Wi-Fi?

A melhoria de sinal por si só já é uma grande vantagem, afinal, isso torna o streaming de vídeos, jogos on-line e videoconferências uma experiência fluida e sem interrupções.

Mas, além de ampliar o alcance do sinal, o repetidor pode ser uma opção econômica para quem não deseja realizar uma nova infraestrutura de cabos e redes. Ele é fácil de configurar, portátil e adapta-se a diferentes tipos de ambientes (residenciais e profissionais, como dissemos). 

Como instalar um repetidor de sinal Wi-Fi?

Instalar um repetidor de sinal Wi-Fi é geralmente um processo simples. Primeiro, é necessário posicionar o repetidor em um local que receba um sinal forte do roteador, mas que também esteja a uma distância adequada das áreas com sinal fraco. 

Após ligá-lo à tomada, o próximo passo é conectar-se a ele por um navegador web ou aplicativo específico e seguir as instruções de configuração, geralmente intuitivas e guiadas pelo próprio dispositivo.

Então, resumindo o passo a passo: 

1. posicione o repetidor de sinal Wi-Fi em um local onde ele possa receber um sinal forte do seu roteador, mas que também esteja próxima o suficiente das áreas onde o sinal é fraco;

2. conecte o repetidor a uma tomada elétrica;

3. utilize um navegador web ou um aplicativo específico para se conectar ao repetidor;

4. siga as instruções de configuração guiadas pelo dispositivo para completar a instalação.

pessoa usando celular após saber como funciona o repetidor de sinal Wi-fi

Como usar um repetidor de sinal de Wi-Fi?

Para obter o máximo do repetidor, é muito importante manter o firmware do dispositivo atualizado e reiniciar regularmente para prevenir problemas de conexão. 

Certifique-se de que o repetidor não esteja próximo a dispositivos que possam causar interferência, como micro-ondas ou telefones sem fio. Além disso, ajustar as antenas (se houver) para direcionar o sinal adequadamente pode otimizar ainda mais a sua experiência de uso.

Conheça os planos de internet em São Pedro da Água Branca da Júpiter Internet!

O que é melhor: um roteador ou repetidor?

Depende do caso. Se o objetivo é apenas ampliar o sinal do Wi-Fi existente, o repetidor é a escolha certa. No entanto, se a intenção é substituir completamente a rede sem fio antiga por uma mais potente e com mais funcionalidades, um novo roteador pode ser o melhor investimento. 

Em alguns casos, a combinação de um bom roteador com um ou mais repetidores oferece a melhor cobertura e desempenho.

Como escolher o melhor repetidor de sinal Wi-Fi?

Agora que você já sabe como funciona o repetidor de sinal Wi-Fi e até como instalá-lo, podemos explicar como escolher o melhor equipamento. Avalie os seguintes critérios: 

  • velocidade oferecida pelo dispositivo, que deve ser compatível com a do seu roteador;

  • frequência de operação: modelos dual-band (que operam em 2.4 GHz e 5 GHz) podem oferecer um sinal mais estável;

  • facilidade de instalação e configuração;

  • compatibilidade com o padrão do seu roteador atual, como Wi-Fi 4 (802.11n) ou Wi-Fi 5 (802.11ac).

Com a Júpiter, você tem acesso à tecnologia Wi-Fi 6

Por falar em padrões de Wi-Fi, com a Júpiter Internet, usuários têm acesso à tecnologia Wi-Fi 6, que traz velocidades superiores, redução na latência, melhor desempenho em ambientes com muitos dispositivos conectados e maior eficiência energética. 

Isso significa que a Júpiter não só se adéqua à crescente demanda por uma conexão de internet potente e confiável, mas também está na vanguarda tecnológica, proporcionando aos seus clientes a melhor experiência de navegação possível.

Conheça os diferentes planos da Júpiter Internet! Existem opções excelentes para todos os perfis de usuários e suas necessidades. Aproveite!

Conclusão

O repetidor de sinal Wi-Fi é, sem dúvida, um aliado valioso quando se trata de resolver problemas de alcance da conexão sem fio. 

Esperamos que este guia tenha esclarecido as principais dúvidas sobre como funciona o repetidor de sinal Wi-Fi e ajudado a identificar as melhores soluções para aprimorar a qualidade do seu acesso à internet. 

Não esqueça de considerar suas necessidades, avaliar as opções disponíveis e, claro, adotar as soluções oferecidas pela Júpiter Internet, como a tecnologia Wi-Fi 6, para elevar sua experiência on-line — tenha o melhor serviço de internet, seja para sua casa ou escritório!

A Júpiter oferece internet residencial em Araguaína, Redenção, Rondon do Pará, Eldorado dos Carajás e várias outras cidades do Pará, Maranhão e Tocantins. Conheça os planos!

mulher em videochamada pelo computador, representando como funciona o repetidor de sinal Wi-fi

A Júpiter é a empresa referência em internet via fibra óptica, estendendo sua presença para mais de 45 municípios nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Desde 1997, não paramos de crescer, conectando pessoas e impulsionando a comunicação e a conectividade em toda a região.