Fale conosco
Logo jupiter
vem ser jupiter

Aqui é ULTRAVELOCIDADE!

Conheça e escolha o melhor plano de internet da região
icones
08 MAR 2024

Como melhorar sinal do Wi-fi: conheça 7 dicas infalíveis!

Você precisa saber como melhorar o sinal do Wi-fi? A boa notícia é que existem sete dicas infalíveis para ter uma conexão rápida e estável. Confira!

Capa
TECNOLOGIA4 MIN DE LEITURA

Você não precisa mais sofrer com uma conexão de internet ruim, chegou a hora de descobrir como melhorar o sinal do Wi-fi!

Vale destacar que descobrir formas de melhoria para a internet é extremamente importante — afinal, em um mundo crescentemente interconectado, uma conexão estável de Wi-fi não é apenas conveniência, mas uma necessidade quase vital. 

Desde a realização de reuniões de trabalho e aulas online até entretenimento e gerenciamento de dispositivos inteligentes em casa, um sinal de Wi-fi forte e confiável é essencial. 

Mas o que fazer quando a sua conexão de internet parece lenta ou instável? Este conteúdo vai te mostrar como melhorar o sinal do Wi-fi com sete informações úteis e práticas.

Continue a leitura e aproveite as dicas!

O que pode atrapalhar o sinal do roteador de Wi-fi?

Múltiplos fatores podem enfraquecer a sua conexão de Wi-fi. 

Objetos como paredes e móveis podem bloquear ou refletir o sinal; a interferência de outros dispositivos eletrônicos, tais como fornos de micro-ondas e telefones sem fio, também pode impactar a qualidade do seu Wi-fi

Além disso, a distância do roteador, a sobrecarga de dispositivos conectados e até mesmo o software desatualizado do roteador podem contribuir para um sinal mais fraco.

Então, como melhorar o sinal do Wi-fi em casa? 7 dicas para aumentar a sua conexão

Agora, sim, vamos descobrir sete formas práticas de como ter um sinal de Wi-fi melhor em seus espaços. Confira: 

1. Verifique o roteador

O ponto inicial para uma melhoria eficaz do sinal de Wi-fi é verificar a localização do roteador. Ele deve estar em uma posição central da casa, longe de paredes e obstáculos que possam obstruir o sinal. 

Além disso, posicione o roteador em um lugar alto; os sinais tendem a se propagar melhor quando o roteador está acima do nível do piso.

2. Reinicie o roteador

Parece um clichê, mas reiniciar o roteador pode resolver problemas temporários de conectividade. Mas por quê? 

O que acontece é que desligar e ligar o aparelho permite que ele limpe qualquer configuração mal-sucedida e pode melhorar a qualidade e a velocidade do sinal de Wi-fi.

3. Atualize o firmware do roteador

Os fabricantes do roteador, frequentemente, lançam atualizações para o firmware — a espécie de 'sistema operacional' do roteador. É importante saber que essas atualizações podem corrigir bugs, aumentar a segurança e melhorar o desempenho do equipamento. 

Fora isso, verifique o site do fabricante para baixar a última versão compatível com seu modelo.

roteador em fundo amarelo, representando como melhorar o sinal do Wi-fi

4. Minimize as interferências no sinal de Wi-fi

Dispositivos eletrônicos e aparelhos domésticos podem causar interferência no sinal de Wi-fi. Por isso, mantenha o roteador longe de televisores, telefones sem fio, fornos de micro-ondas e outros aparelhos que possam interferir. 

Adicionalmente, utilize canais de Wi-fi menos congestionados; muitos roteadores permitem que você mude o canal de transmissão através das configurações.

5. Utilize um repetidor

Um repetidor de Wi-fi, também conhecido como extensor de alcance, é mais uma maneira de como melhorar o sinal do Wi-fi. 

Esse tipo de aparelho é eficiente para casas grandes ou com muitas paredes. Já o funcionamento dele é o seguinte: ele recebe o sinal do roteador principal e transmite novamente, aumentando o alcance do Wi-fi.

Simples, prático e muito eficiente, mesmo! 

6. Proteja a sua rede

Você sabia que uma rede não protegida não somente coloca em risco a sua segurança digital como também pode ser sobrecarregada por dispositivos não autorizados? Sim, os prejuízos, de fato, podem ser grandes. 

Dessa forma, a utilização de senhas fortes, a habilitação da criptografia WPA2 e a ocultação do nome da rede podem ajudar a manter sua conexão exclusiva para o seu uso.

7. Realize a troca do roteador

Se o seu roteador é antigo e as dicas anteriores não melhoraram sua conexão, pode ser a hora de considerar uma atualização. Novos modelos com tecnologias mais recentes, como Wi-fi 6, podem oferecer uma cobertura melhor e suportar mais dispositivos conectados. 

Avalie bem a situação! 

crianças usando a internet com um bom sinal de Wi-fi

Dica bônus: mantenha-se conectado com a Júpiter Internet

Para quem busca um serviço de internet confiável e com suporte especializado, a Júpiter Internet oferece soluções personalizadas para garantir que você esteja sempre conectado com a melhor qualidade possível.

A empresa tem planos feitos especialmente para residências e locais de trabalho. A velocidade deles varia entre 120 Mega até 1 Giga, o que mostra que, realmente, há soluções para todas as necessidades.

Também vale dizer que a empresa oferece combos, caso você prefira. Por exemplo, dá para contratar um combo com internet + canais fechados, como Globoplay, Premiere e HBO Max. 

Assim, é possível ter muito mais entretenimento no dia a dia. Perfeito, não é mesmo? 

Conheça mais sobre os planos e combos da Júpiter Internet e tenha a melhor conexão de internet em sua casa ou, ainda, em sua empresa! 

Conclusão

Ficar desconectado não precisa fazer parte da sua rotina. Com as dicas que mostramos, como melhorar o sinal do Wi-fi se torna uma tarefa fácil e gerenciável. 

Comece verificando e ajustando a posição do seu roteador, mantendo a rede segura e considerando investir em tecnologia atualizada se necessário. 

Dessa forma, você poderá desfrutar de uma conexão robusta e confiável em todos os momentos, essencial para um cotidiano produtivo e conectado. E, claro, lembre-se de que a Júpiter Internet tem planos de conexão de alta qualidade. 

Aproveite! 

A Júpiter é a empresa referência em internet via fibra óptica, estendendo sua presença para mais de 45 municípios nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Desde 1997, não paramos de crescer, conectando pessoas e impulsionando a comunicação e a conectividade em toda a região.