Fale conosco
Logo jupiter
vem ser jupiter

Aqui é ULTRAVELOCIDADE!

Conheça e escolha o melhor plano de internet da região
icones
13 MAI 2024

Internet a cabo ou fibra: confira diferenças e qual é melhor!

Saber escolher entre internet a cabo ou a fibra é crucial. Veja como ter um ótimo serviço, seja para estudar, trabalhar ou se divertir frente às telas!

Capa
TECNOLOGIA5 MIN DE LEITURA

“Afinal, o que é melhor: internet a cabo ou fibra?” Perguntas como essa são muito comuns na atualidade, quando precisamos lidar com uma variedade de serviços de provedoras de internet e de especificações técnicas, não é mesmo? 

Pois bem! Saiba que você não está sozinho. Pensando nesse cenário, nós preparamos este conteúdo para mostrar qual é a diferença daqueles dois tipos de conexão e qual é a melhor para atender às suas necessidades diárias.

Então, acompanhe a leitura e aproveite as informações para ter a melhor experiência on-line! 

Internet a cabo ou fibra: quais são as diferenças entre elas?

Quando falamos em internet a cabo e internet por fibra, estamos falando de dois métodos diferentes pelos quais a internet chega até nossas casas ou escritórios. A grande distinção entre eles tem a ver com o material pelo qual os dados viajam e como eles são transmitidos.

Internet a cabo

A internet a cabo utiliza o mesmo tipo de cabo que talvez você já conheça da TV a cabo. Esses cabos são geralmente coaxiais, que têm um núcleo de cobre cercado por uma camada isolante, uma blindagem metálica e, por fim, uma camada externa de proteção.

Principais características

  • compartilhamento de banda: a internet a cabo pode operar numa espécie de via compartilhada, o que significa que a velocidade pode diminuir em horários de pico, quando muitos usuários estão conectados ao mesmo tempo.

  • disponibilidade: é bastante comum e facilmente encontrada em áreas urbanas, graças à já existência de infraestrutura para a TV a cabo.

Como funciona a internet a cabo?

A internet a cabo trabalha com um modem específico que se conecta ao cabo coaxial. 

O sinal de internet viaja em forma de dados por esse cabo com o sinal da televisão, mas em frequência diferente, o que permite usar ambos os serviços ao mesmo tempo. Uma vez que o sinal chega ao modem, ele é convertido em dados digitais que o seu computador pode interpretar, oferecendo a conexão à internet.

Internet por fibra

Já a internet por fibra ótica emprega cabos que foram desenvolvidos especificamente para transmissões de dados. Eles contêm fios de vidro ou plástico por onde passam sinais de luz, representando os dados.

Principais características:

  • velocidade e capacidade: a conexão de fibra tem a vantagem de oferecer velocidades significativamente superiores quando comparada à tradicional a cabo, além de ser mais estável e ter maior largura de banda.

  • menos interferência: a transmissão por luz não sofre interferência de sinais elétricos ou magnéticos, o que é excelente para manter a qualidade da conexão.

Como funciona a internet por fibra?

A fibra ótica funciona por meio de pulsos de luz que carregam os dados ao longo dos fios de vidro ou plástico. 

Esses pulsos viajam em uma velocidade incrível e são lidos por um receptor no final do cabo, que então traduz essa informação para o formato digital que nossos computadores e dispositivos podem compreender. 

O processo permite uma transferência de dados muito rápida e menos sujeita a perdas, o que a torna ideal para quem precisa de uma conexão robusta e confiável. 

TV ligada na Netflix, representando a conexão via internet a cabo ou fibra

Qual é melhor: internet a cabo ou fibra?

Entre as duas opções, a internet por fibra ótica é geralmente apontada como a melhor escolha. Vamos entender o porquê a seguir.

Por que a internet de fibra ótica é melhor?

A fibra ótica tem vários pontos fortes que a tornam superior quando comparada à internet a cabo. Confira quais são esses pontos: 

Capacidade de transmissão

A internet via fibra ótica nos oferece uma capacidade de transmissão de dados muito maior. 

Isso quer dizer que mais informações podem ser enviadas de uma vez, o que é ideal para consumir conteúdos em alta definição, jogar on-line sem problemas de latência ou simplesmente ter muitos dispositivos conectados sem perda de desempenho.

Maior velocidade

A velocidade de conexão com a internet por fibra ótica é uma das suas maiores vantagens. A fibra é muito mais rápida no envio e recebimento de dados, o que se traduz em downloads ágeis, uploads velozes e uma navegabilidade mais fluida. 

Em dúvida de qual internet escolher ou se 600 Mega de Internet é bom? Saiba se é suficiente para você neste artigo!

Maior cobertura

Já quanto à cobertura, a fibra ótica está em expansão e já alcança muitas áreas que antes tinham limitações de infraestrutura. Sua tecnologia permite enviar sinais por longas distâncias sem perdas significativas, o que facilita levar conexões de alta qualidade para locais mais remotos.

Instalação simples

Outra diferença entre fibra ótica e cabo é que a instalação da segunda também é simples, especialmente se já houver infraestrutura preparada no local. Muitos provedores trabalham para que a instalação seja rápida e sem complicações para o cliente.

Conheça os planos de internet da Júpiter

Para você que está em busca de uma ótima conexão, é fundamental conferir os planos de internet (de 120 Mega até 1 Giga) da Júpiter. 

Você vai se surpreender com os planos de fibra ótica que prometem suprir todas as suas necessidades de internet, seja para trabalho, estudos ou lazer. Além disso, vale destacar que a Júpiter Internet está em várias cidades do Tocantins, Pará e Maranhão. 

Escolha um plano de internet de fibra ótica e navegue com mais velocidade e sem interrupções! Aproveite as vantagens da Júpiter Internet! 

pessoa jogando online em computador de 3 telas, representando a conexão via internet a cabo ou fibra

Conclusão 

Como vimos neste conteúdo, a internet por fibra ótica apresenta vantagens significativas sobre a internet a cabo, incluindo maior capacidade de transmissão, velocidades superiores de download e upload, e uma ampla cobertura que continua crescendo. 

Além disso, a instalação tende a ser simples e sem dor de cabeça. Então, não esqueça de verificar as opções disponíveis em sua área e considerar os planos da Júpiter para uma experiência de navegação de alto calibre!

Precisando de um bom fornecedor de internet em Marabá? Conte com os serviços da Júpiter!

A Júpiter oferece internet residencial em Montes Altos, Novo Repartimento, Canaã dos Carajás e várias outras cidades do Pará, Maranhão e Tocantins. Conheça os planos!



A Júpiter é a empresa referência em internet via fibra óptica, estendendo sua presença para mais de 45 municípios nos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. Desde 1997, não paramos de crescer, conectando pessoas e impulsionando a comunicação e a conectividade em toda a região.